A conta de energia é um gasto fixo que compõe a maioria das empresas brasileiras. Dependendo do setor industrial, pode se tornar um dos maiores gastos mensais dos empreendedores. Muitas vezes alguns detalhes e o não entendimento da fatura podem gerar gastos desnecessários. Nesse conteúdo iremos explicar como entender a sua conta de energia de uma forma descomplicada!
Identificando elementos da conta de energia
A conta de luz utilizada na demonstração é referente ao grupo A e pode ser encontrada no site da Copel, apesar de que as informações mostradas aqui podem ser encontradas com pequena variação dependendo da concessionária que administra a energia elétrica na sua região.
Fatura horossazonal
- Dados do consumidor: apresenta as informações de nome, endereço e documentos do titular da conta de energia
- Principais dados da conta de energia: destaca o número de identificação da unidade consumidora utilizado nas solicitações a Copel, mês de referência em que a medição foi realizada, vencimento da fatura e valor a ser pago.
- Detalhamento dos valores faturados: destaca o valor total da conta de energia, discriminando em detalhes cada item faturado, como o consumo e energia reativa excedente em horário de ponta e fora de ponta, demanda contratada e cargas tributárias.
Extrato horossazonal
1. Dados do consumidor: apresenta as informações de nome, endereço e documentos do titular da conta de energia
2. Principais dados da conta de energia: destaca o número de identificação da unidade consumidora utilizado nas solicitações a Copel, mês de referência em que a medição foi realizada, vencimento da fatura e valor a ser pago.
3. Informações técnicas da unidade consumidora: destaca informações de leitura de medidor, número e tipo de medidor, consumo médio mensal, total faturado, classe de consumo (horossazonal verde ou azul) e data prevista para a próxima leitura.
- Grandezas e valores para faturamento: destaca o valor total da conta de energia, discriminando em detalhes cada item faturado, como o consumo e energia reativa excedente em horário de ponta e fora de ponta, demanda contratada, além do consumo total de energia elétrica e da energia reativa indutiva
- Indicadores de qualidade: apresenta o desempenho da Copel nos índices de qualidade de fornecimento de energia controlados pela ANEEL.
- Consumo (kWh): apresenta um gráfico de colunas com o histórico de consumo de energia elétrica no horário de ponta e fora de ponta.
- Demanda (kW): apresenta um gráfico de colunas com o histórico de demanda atingida em cada mês no horário de ponta e fora de ponta, a linha pontilhada destaca a demanda contratada.
Todas essas informações apresentadas são de extrema importância ao analisar a conta de energia. Assim como mencionado anteriormente, o completo entendimento delas garante que sua empresa não estará sujeita a pagar multas. Nós da EMJEL somos especialistas em contas de energia elétrica e realizamos todo o diagnóstico de forma gratuita caso você entenda que está tendo gastos desnecessários com energia elétrica.
Entre em contato conosco caso queira entender mais como o diagnóstico funciona!