COMO ENTENDER SUA CONTA DE ENERGIA

A conta de energia é um gasto fixo que compõe a maioria das empresas brasileiras. Dependendo do setor industrial, pode se tornar um dos maiores gastos mensais dos empreendedores. Muitas vezes alguns detalhes e o não entendimento da fatura podem gerar gastos desnecessários. Nesse conteúdo iremos explicar como entender a sua conta de energia de uma forma descomplicada!

Identificando elementos da conta de energia

A conta de luz utilizada na demonstração é referente ao grupo A e pode ser encontrada no site da Copel, apesar de que as informações mostradas aqui podem ser encontradas com pequena variação dependendo da concessionária que administra a energia elétrica na sua região.

Fatura horossazonal

  1. Dados do consumidor: apresenta as informações de nome, endereço e documentos do titular da conta de energia
  2. Principais dados da conta de energia: destaca o número de identificação da unidade consumidora utilizado nas solicitações a Copel, mês de referência em que a medição foi realizada, vencimento da fatura e valor a ser pago.
  3. Detalhamento dos valores faturados: destaca o valor total da conta de energia, discriminando em detalhes cada item faturado, como o consumo e energia reativa excedente em horário de ponta e fora de ponta, demanda contratada e cargas tributárias.

Extrato horossazonal

1. Dados do consumidor: apresenta as informações de nome, endereço e documentos do titular da conta de energia

2. Principais dados da conta de energia: destaca o número de identificação da unidade consumidora utilizado nas solicitações a Copel, mês de referência em que a medição foi realizada, vencimento da fatura e valor a ser pago.

3. Informações técnicas da unidade consumidora: destaca informações de leitura de medidor, número e tipo de medidor, consumo médio mensal, total faturado, classe de consumo (horossazonal verde ou azul) e data prevista para a próxima leitura.

  1. Grandezas e valores para faturamento: destaca o valor total da conta de energia, discriminando em detalhes cada item faturado, como o consumo e energia reativa excedente em horário de ponta e fora de ponta, demanda contratada, além do consumo total de energia elétrica e da energia reativa indutiva
  1. Indicadores de qualidade: apresenta o desempenho da Copel nos índices de qualidade de fornecimento de energia controlados pela ANEEL.
  2. Consumo (kWh): apresenta um gráfico de colunas com o histórico de consumo de energia elétrica no horário de ponta e fora de ponta.
  3. Demanda (kW): apresenta um gráfico de colunas com o histórico de demanda atingida em cada mês no horário de ponta e fora de ponta, a linha pontilhada destaca a demanda contratada.

Todas essas informações apresentadas são de extrema importância ao analisar a conta de energia. Assim como mencionado anteriormente, o completo entendimento delas garante que sua empresa não estará sujeita a pagar multas. Nós da EMJEL somos especialistas em contas de energia elétrica e realizamos todo o diagnóstico de forma gratuita caso você entenda que está tendo gastos desnecessários com energia elétrica.

Entre em contato conosco caso queira entender mais como o diagnóstico funciona!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Ao navegar no site emjel.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.