O que é Mercado Livre de Energia?

Existem diversas formas de redução nas contas de energia de unidades consumidoras hoje no Brasil e a mais famosa delas são estudos de eficiência energética, que consistem basicamente em buscar maneiras de redução da quantidade de energia gasta em sua residência ou empresa. Porém, caro leitor, atente-se que aqui estamos falando de redução da quantidade de kWh (Quilowatt-hora) consumido e que para isso são necessários investimentos grandes, muitas vezes para trocar equipamentos que tem grande potência por equipamentos mais modernos e eficientes. Mas e se ao invés de buscarmos por redução da quantidade de energia gasta nós buscarmos preços mais baratos pagos no kWh? Observe que apenas uma pequena mudança na forma de analisar a situação pode poupar tempo e dinheiro para obter o mesmo resultado! A ideia do MERCADO LIVRE DE ENERGIA é exatamente essa!

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

Como retratado no exemplo anterior, o mercado livre de energia é um ambiente de compra e venda de energia elétrica para alimentar a sua empresa. O objetivo principal aqui é fornecer possibilidades de escolha para compra de energia elétrica gerada por usinas, sejam elas renováveis ou não, para o consumidor final, que ao invés de comprar energia da concessionária local, no caso do paraná, a COPEL, ele compra diretamente da usina geradora por um preço mais barato e acessível ao se aproximar mais da produção primária reduzindo intermediários!

O Futuro da Energia!

Desde a criação da energia elétrica, se tem instaurado os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e desde a inauguração do mercado livre de energia em 1995 com a Lei 9.074/1995, o sistema comentado se torna ultrapassado sendo uma questão de tempo para a implementação de mais um setor, o de comercialização de energia elétrica, que se pararmos para pensar é extremamente relevante e benéfico pois aumenta a competitividade do mercado e consequentemente preços mais justos sobre o kWh consumido. Hoje no Brasil, essa implementação cresceu mais de 700% nos últimos 10 anos, porém ainda ocupamos a posição 54º na liberdade de escolha de contratação de energia em relação a outros países.

Quais as vantagens do Mercado Livre de Energia?

∙ Custos menores no consumo do kWh de energia elétrica:

Devido à maior proximidade de produtores primários de energia elétrica e o aumento da competitividade por causa da liberdade de escolha de fornecimento de energia elétrica para a sua empresa sem a dependência de preços fixos da sua concessionária, é possível pagar preços menores conforme aponta um levantamento da associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL) que apresenta e compara os valores cobrados por concessionárias de energia e empresas do mercado livre de energia, onde as concessionárias cobram uma média de R$ 279 por MWh (Megawatt-hora) enquanto as empresas geradoras cobram uma média de R$ 160 por MWh gerando uma economia de 57%.

∙ Sustentabilidade:

Ao entrar no mercado livre de energia, você tem opção de escolha por usinas que geram energia elétrica de forma renovável como usinas eólicas e solares, fomentando assim o aumento desse mercado renovável para atender a demanda de mais consumidores e ajudando a causa sustentável!

∙ Flexibilidade:

Em algumas empresas, ainda é possível negociar e escolher a sua demanda de energia por mês durante o ano, portanto se a sua empresa possui uma estabilidade energética de gastos durante os meses é inteligente definir e contratar demandas variáveis conforme seus gastos!

Como aderir ao Mercado Livre de Energia?

Existem algumas limitações para aderir ao mercado livre de energia e são elas (veja se sua empresa pode ingressar no mercado livre de energia):

  • Consumidores entre 500 kW a 1500 kW podem comprar energia somente de usinas renováveis.
  • Consumidores acima de 1500 kW podem comprar energia com qualquer tipo de usina.

Quer entrar no Mercado Livre de Energia?

A EMJEL trabalha com parcerias renomadas no mercado de comercialização de energia que cuidam de todos os trâmites burocráticos e o contato com a concessionária de energia do local da sua empresa e com a geradora de energia escolhida que garantem conforto e economia aumentando a sua lucratividade!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Ao navegar no site emjel.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.