O melhor ano para investir em energia solar

Nos dias atuais, procurar formas de economizar dinheiro é o objetivo de grande parte da população e diversas inovações em cima disso vêm sido criadas. Uma delas é a geração de energia própria em residências e empresas através de painéis solares, economizando assim na conta de luz no final do mês. Aqui, você encontra os motivos que te explicam o porquê da importância de investir nessa tecnologia ainda esse ano.

No dia 7 de janeiro de 2022 foi sancionada a lei que estabelece o Marco Legal de Energia (Lei nº 14.300/2022), na qual define algumas regulamentações a respeito da geração própria de energia, conhecida como geração distribuída (GD), que pode ser feita por exemplo com o uso de painéis fotovoltaicos para energia solar. Dentre elas, existe uma que diz respeito a novas cobranças feitas aos clientes que geram sua própria energia, que são algumas tarifas pelo custo de distribuição da energia.

Contudo, a lei nacional entra em vigor um ano após a sua aprovação, portanto os clientes que investirem em energia solar até o dia 06/01/2023 serão isentos dessas tarifas e só as pagarão a partir de 2045. Para os clientes que entrarem na nova regra, 4,1% da energia injetada na rede será destinada para custear a infraestrutura elétrica em 2023, sendo que esse valor aumenta em aproximadamente 4% ao ano, chegando em 24,3% em 2028. Os consumidores que aderirem até 7 de julho de 2023, seguirão esse padrão e nos anos de 2029 e 2030 essa porcentagem se mantém em 27%, com a regra estabelecida a partir de 2031 ainda a ser definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), enquanto os que aderirem após essa data também seguirão o padrão até 2028, porém a partir de 2029 a regra está sujeita à definição da Aneel.

Vale ressaltar também que essa lei traz uma segurança maior para os envolvidos em geração de energia elétrica no Brasil, pois explicita regras mais claras e objetivas que promovem uma garantia jurídica. Agora, espera-se que novos investimentos sejam feitos para diminuir o preço da energia elétrica brasileira, estimando R$ 150 bilhões de custos reduzidos em termelétricas, sendo assim, até quem não optar pela energia solar estará sendo beneficiado. Além disso, com novas instalações e investimentos, estimam-se mais de 1 milhão de ofertas de emprego dentro do setor.

Em resumo, é essencial destacar a importância de começar seu investimento em painéis solares ainda no ano de 2022, e com a ajuda da EMJEL o seu projeto será de extrema eficiência e segurança. Ao contratar nossos serviços, ficamos responsáveis por todo o processo de dimensionamento e instalação dos painéis solares, a partir de cálculos feitos para determinar a quantidade de placas necessárias para a alimentação completa de seu estabelecimento e a melhor posição destas na superfície, além de toda a assessoria e suporte que disponibilizamos aos nossos clientes. Dessa forma, você economizará seu dinheiro de uma maneira eficiente e ainda ajudará na preservação do meio ambiente.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Ao navegar no site emjel.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.