Automação em condomínios

A tecnologia domina cada vez mais a maioria dos ambientes em que frequentamos, até mesmo no local onde habitamos, no qual a Internet das coisas se faz presente e permite nos auxiliar na automação de tarefas simples, desde abrir uma porta ou portão até tarefas mais complexas como monitoramento da rede elétrica da instalação.

Importância da automação em condomínios

Um dos principais focos da automação condominial é a segurança dos usuários, protegendo-os de qualquer ameaça externa e/ou interna, não necessariamente agilizando processos mas garantindo a eficácia deles através de ferramentas digitais como por exemplo o controle de entrada e saída de moradores e visitantes, câmeras de monitoramento, sistemas de combate a incêndio, etc.

Outro ponto importante é a eficiência energética que a automação pode garantir, por meio do controle de lâmpadas, bombas de piscinas e irrigação de jardins, otimizando o tempo de uso e, consequentemente, reduzindo os custos necessários para manter o serviço operando.

No contexto de instalações elétricas, a automação auxilia no monitoramento da rede elétrica, das tubulações de água e gás, além dos equipamentos de emergência, permitindo uma prevenção de danos em caso de falhas.

Da mesma forma, a automação serve não somente para garantir a segurança e reduzir os custos, mas também para acelerar e facilitar as atividades que envolvem a rotina dos usuários dentro do condomínio.

Como tudo isso é possível?

Quando pensamos em automação residencial, uma boa conexão com a rede Wi-Fi é suficiente para operar todos os dispositivos, porém no contexto dos condomínios geralmente é necessário um servidor dedicado para garantir a integração e conexão entre todas as funcionalidades citadas acima, ou seja, a estrutura é de certa forma mais robusta.

Outro elemento fundamental que permite a automação, controle e monitoramento dos equipamentos é o microcontrolador, um componente eletrônico de tamanho reduzido que consegue executar determinadas ações previamente estabelecidas através da leitura de dados, possibilitando a integração com os equipamentos e com o servidor do condomínio.

A EMJEL compromete-se em estar sempre capacitando seus membros para que possuam as habilidades necessárias para executar diversificados projetos de automação com qualidade, entregando a solução para seu problema. Para a realização do seu projeto de automação, entre em contato conosco e obtenha seu orçamento de forma gratuita!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Ao navegar no site emjel.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.