Laudo SPDA, LIE, Segurança do trabalho e Aterramento. 

Os laudos são documentos que transcrevem formalmente os resultados de uma análise e observações técnicas, eles são desenvolvidos por profissionais qualificados para assegurar que sejam concisos, assertivos e confiáveis. Os principais tipos de laudos são SPDA, LIE, segurança do trabalho e aterramento. Um laudo com falhas pode causar grandes prejuízos às empresas em casos de acidentes do trabalho, podendo complicar a obtenção à certificação ISO, renovação do alvará de funcionamento do estabelecimento e até acionamento à seguradora para cobrir algum dano. 

 Laudo SPDA 

Laudo de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), também chamado de laudo de para-raios, é fundamental pois ele é responsável por analisar as condições do sistema de proteção contra descargas elétricas. Neste documento é registrado todas as inspeções e informações das medições e futuramente usado de base como parâmetro de análises.  

Antes de entender a importância, vale a pena saber o funcionamento do SPDA, que atua captando e direcionando os raios. Para que isso aconteça, o para-raios é constituído por um subsistema de captação, descidas, aterramento e equipotencialização. Portanto, o laudo SPDA tem grande importância na avaliação de todo esse processo, visto que traz o resultado da perícia técnica e identifica pontos de falha, deficiência ou danificação do sistema e demais componentes. 

O laudo SPDA avalia os requisitos técnicos verificando se todos os quesitos do sistema como cabos, malhas e conexões para a proteção contra descargas atmosféricas estão plenamente funcionando. O documento deve conter a gestão de riscos, que avalia a incidência de raios na região e possibilidade de descargas atingirem a estrutura, a possibilidade de danos que identifica o potencial de dano as estruturas e o perigo de vida e proteção interna onde apresentam os equipamentos necessários para proteção de ambientes internos e reduzir riscos. 

O documento se faz obrigatório para a empresa que possui o sistema, a não conformidade pode gerar multas, podendo complicar a obtenção de certificações, renovação do alvará de funcionamento e até acionamento da seguradora. 

O laudo SPDA tem a validade de 5 anos para estruturas para fins residenciais, comerciais e administrativos, de 3 anos para estruturas de serviços considerados essenciais como hospitais e escolas e 1 ano, para edificações contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à desgaste atmosférico severo. 

Laudo LIE 

O Laudo de Instalações Elétricas (LIE) identifica problemas em suas instalações elétricas e evita possíveis multas, é o documento que aponta se uma edificação atende ao cumprimento das normas brasileiras (NBRs). 

Além de averiguar o estado de um imóvel, ela aponta para as adequações conforme as normas, possibilitando a redução extrema de problemas como curtos-circuitos, choques, incêndios e explosões, aumentando a eficiência e prolongando a durabilidade de equipamentos e máquinas. 

Laudo de segurança do trabalho 

O laudo de segurança do trabalho avalia as condições do ambiente e equipamentos usados para execução das tarefas conforme as normas NR-10 segurança em instalações elétricas da ABNT – NR 5410 segurança em instalações elétricas de baixa tensão e NBR 14039 segurança em instalações elétricas de média tensão. 

Laudos de aterramento 

O laudo de aterramento visa estabelecer a regulamentação e procedimentos que devem ser observados conforme as normas técnicas. Tem a finalidade de verificar e fazer o levantamento e avaliação das condições do aterramento dos equipamentos e painéis elétricos da empresa. 

Toda peça ou instalação que eventualmente possa estar sujeita a um potencial elétrico deve ser aterrada. O aterramento é uma instalação obrigatória para todos equipamento e sistemas elétricos, visando segurança ao usuário, além de dispor a proteção contra choques a aqueles que utilizam os aparelhos elétricos e também dissipar a energia de descargas elétricas atmosféricas. 

O objetivo do aterramento é sempre estabelecer, aos aparelhos conectados a ele, um potencial comum de referência, no caso, o da terra, empregado como potencial zero. Em um sistema de geração, transmissão ou distribuição de energia, o aterramento evita oscilações de tensão entre as fases de um sistema e a terra. 

Nós da EMJEL possuímos todas as ferramentas e capacitações necessárias para execução dos laudos de SPDA, LIE, segurança do trabalho e aterramento de forma concisa com as normas técnicas brasileiras, ajudando sua empresa a obter as certificações necessárias para manter a segurança e pleno funcionamento. 

Ficou interessado? Entre em contato para entender mais sobre o conteúdo e nossos serviços ofertados e obtenha seu orçamento de forma gratuita! 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Ao navegar no site emjel.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.