No meio em que vivemos iluminação desempenha um papel fundamental na garantia do conforto e do rendimento do trabalho. Um projeto luminotécnico consiste na determinação da quantidade de pontos de luz a ser instalada por cômodo; da localização e da potência desses pontos; do tipo de lâmpada e de luminária a serem utilizadas. Com uma enorme procura constante de projetos de iluminação (estudo luminotécnico) nas edificações envolvendo profissionais da construção civil, engenharias e arquitetura na busca por informações confiáveis que melhor adéquem as inúmeras fontes de iluminação disponíveis, sejam elas artificiais ou a luz natural.
Um projeto luminotécnico pode ser elaborado para qualquer tipo de logradouro, residencial ou comércios.
Projeto residencial – Deve sempre buscar usar ao máximo fazer bom proveito da luz natural, nenhuma luz artificial substitui a natural, além de causar grande economia na fatura. Combinar decoração e iluminação também é de grande importância, deixa a casa mais bonita e faz com que cada cômodo tenha seu estilo próprio trazendo mais conforto e bem estar.
Projeto comercial – O projeto luminotécnico comercial é de fundamental importância para o sucesso de uma loja, pois além de suas questões funcionais, possui características referentes a percepção psicológica que são capazes de criar uma ambiência que induz o cliente às compras, criando uma ambientação que faz com que o cliente fique fixado no ambiente, cativando e criando o desejo no produto.
Projeto de exteriores – Em projetos na parte externa é feito um estudo de como a iluminação pode interferir nos pontos de penumbra, fazendo com que a faixada de um prédio com a numeração por exemplo fique totalmente iluminada e não cause sombra, “escondendo” tais letreiros e afins.
Para tanto, o projetista considera três fontes de informação: as preferências do cliente; as normas técnicas ABNT NBR 5410 e NBR 5413 e o estudo luminotécnico.
Para ser mais assertivo e saber como fazer o melhor uso das demandas lux (intensidade luminosa por área) o projeto é elaborado a partir do software DIALux, efetua em um curto espaço de tempo o dimensionamento adequado e lançamento do sistema de iluminação, conciliando aspectos de visualização dos efeitos luminotécnicos, produzido pela iluminação artificial, aos critérios de desempenho visual e de eficiência energética, possibilitando examinar o impacto decorrente de diferentes decisões projetuais.
A EMJEL pode te ajudar em fazer da sua residência ou empresa um lugar mais confortável, para mais informações entre em contato conosco!