Os microcontroladores são circuitos integrados que são compostos em seu interior por um processador, memórias e pinos de entrada/saída. Esses dispositivos são capazes de desempenhar diversas funções, sendo seu principal objetivo controlar algo, como o próprio nome sugere. Ele somente é capaz de efetivar o controle, através de uma programação previamente estabelecida.
São componentes amplamente utilizados na automação de processos e atividades, sendo eles residenciais ou industriais. Praticamente qualquer aparelho elétrico ou eletrônico possui um microcontrolador embutido em sua estrutura física, como por exemplo carros, micro-ondas, controles remotos, impressoras 3D, etc.
Existe uma alta gama de microcontroladores no mercado, cada um contendo suas peculiaridades que se encaixam em tipos específicos de projetos. É possível mencionar as principais famílias de microcontroladores: Arduino, ESP, e PIC.
Arduino
A família Arduino possui uma grande fama entre os iniciantes de projetos eletrônicos, principalmente por que sua interface é relativamente simples de ser utilizada. Apesar de não ser considerado um microcontrolador pois na verdade o Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica que contém o microcontrolador Atmel, ele possui uma grande aplicabilidade em projetos que necessitam de várias entradas/saídas.
ESP
Os microcontroladores ESP são muito similares ao Arduino, no entanto possuem um diferencial de conter um módulo que permite a conexão Wi-Fi. Seu preço é mais acessível quando comparado ao Arduino e é largamente utilizado em projetos IoT (Internet das coisas) assim como aqueles mostrados em nossa publicação sobre casa inteligente.
Microcontroladores PIC
A família PIC possui inúmeros modelos, podendo processar dados de 8, 16 e 32 bits. Seu tamanho reduzido garante um projeto compacto e com baixo custo. Sua programação é baseada em registradores, sendo considerada mais complexa que aquela efetivada no Arduino ou no ESP. Sua principal aplicação reside em projetos que necessitem de poucos recursos e memória disponível, apesar de conseguir operar em até 48 MHz.
A EMJEL compromete-se em estar sempre capacitando seus membros para que possuam as habilidades necessárias para executar diversificados projetos de automação eletrônica com qualidade, entregando a solução para seu problema. Para a realização do seu projeto de eletrônica envolvendo microcontroladores, entre em contato conosco e obtenha seu orçamento de forma gratuita!