Geralmente um aparelho eletrodoméstico quando desligado, ainda conectado na tomada, está no modo chamado de “stand-by”, que tem um consumo menor de energia do que quando ligado, porém, existente. De acordo com a Copel, a soma deste consumo pode ser de até 32,5 kWh por mês. Durante um ano este número pode representar mais de R$ 200,00. Além disso, aparelhos conectados na tomada podem estar sujeitos a curtos-circuitos e choques.
O cálculo do consumo de energia elétrica pelos aparelhos eletrodomésticos é realizado a partir do tempo em que cada aparelho fica ligado e quanto de potência ele gasta neste período, gerando uma certa quantidade de quilowatt-hora (kWh). Este valor é multiplicado pelo preço do kWh estipulado pela fornecedora de energia da sua região, para gerar sua conta de luz.
Um exemplo prático deste consumo é o aparelho DVD, que se for utilizado duas vezes na semana por duas horas e o restante do mês ficar em stand-by, o gasto de energia é o necessário para utilizar o DVD por 4 meses se ligado apenas para o uso.
Portanto, é verdade que aparelhos eletrodomésticos quando desconectados economizam energia. Desta forma, alivia o bolso do consumidor e ao mesmo tempo ajuda o meio ambiente.
Algumas dicas para sua segurança e economia:
- verificar se o equipamento possui função stand-by quando conectado;
- utilizar filtros de linha para facilitar na conexão;
- colocar controles remotos perto das tomadas que estão os devidos aparelhos;
- quando retirar da tomada, segurar o plugue e não o fio, evitando danos e choques.
Cabe ressaltar que não são todos os equipamentos que podem ser retirados da tomada, pois alguns necessitam receber energia a todo momento, como geladeiras e freezers. Ademais existem outras formas de reduzir os custos da sua conta de luz, para mais informações sobre eficiência energética entre contato com a EMJEL e obtenha seu diagnóstico de forma gratuita!